EDUCAÇÃO: retrospectiva

O prefeito Aleandro Caldato iniciou a gestão atual com inúmeros desafios na Educação de nossa cidade, mas os enfrentam com responsabilidade, transparência e dedicação.

Só no primeiro ano do governo, a Secretaria de Educação realizou uma sequência de transformações no setor e trouxe respostas para demandas feitas durante os últimos 15 anos.

As EMEFs Myriam Pelles Pereira Ervilha, do bairro Jardim Serra Dourada, e Vinícius de Morais, do bairro Parque Santo Antônio, são exemplos deste cuidado com o ensino em nossa cidade e demonstram o potencial que nossa cidade tem para crescer e ser melhor.

Estas unidades receberam reformas, inclusive com ampliação de áreas de lazer, reparos e manutenções nas partes elétricas, hídricas e na alvenaria.

A ampliação também foi levada para as crianças dos CMEIS Monteiro Lobato, do Centro, e Criança Cidadã, do Setor de Mansões Bittencourt, assim como os reparos emergenciais chegaram às unidades Machado de Assis, Castro Alves, Lagoinha, Raimundo Gomes, Cora Coralina, Agostinho Lopes, Tia Diza, Sonho de Criança e manutenções para todas as unidades do município funcionar adequadamente com o retorno das aulas presenciais.

A valorização da atividade física passa pela cobertura da Quadra de Esportes da EMEF Fernando Sabino e lazer seguro fica garantido na cobertura do pátio da EMEF Abdon Elias.

As mudanças ocorrem num cenário de forte cooperação entre autoridades locais e a articulação com os poderes estaduais e federais favoreceram os passos dados até o momento.

Essas parcerias trouxeram dois micro-ônibus para o Caminho da Escola, programa que atende crianças das áreas rurais, outro micro-ônibus e um caminhão, recebido por um Tribunal de Justiça do DF e um carro para o acompanhamento das ações da pasta, adquiridos com apoio de autoridades estaduais.

As aulas presenciais retornam neste cenário renovado, participativo e confiável, em que a gestão atual se compromete com o acolhimento de todos. Durante a pandemia, a SME não abandonou as famílias e distribui alimentos para todos que necessitavam.

A Secretaria de Educação sob o comando do vice-prefeito Lima Vendedor entregou mais de 10 mil kits com materiais escolares e 7 mil uniformes (bermuda, camiseta e tênis) e investiu e carteiras, cadeiras e mesas novas para as escolas.