EDUCAÇÃO: retrospectiva

A Educação municipal promoveu muitas mudanças no setor. Na última semana, apresentamos os investimentos feitos na infraestrutura, logística e no campo esportivo.

Com isso, é possível apontar transformações inéditas e demonstrar a celeridade, transparência e responsabilidade fiscal. Entretanto, muitas outras ações compõe o dossiê pedagógico da cidade.

A regularização dos pagamentos aos servidores da pasta e repasses para o fundo previdenciário em dia representam essa preocupação da gestão atual com a valorização e garantia de direitos dos profissionais da Educação.

HORTA NAS ESCOLAS – A Prefeitura Municipal estimula ações de grande impacto para nossa cidade e um exemplo disso é o projeto Horta nas Escolas, projeto criado no fim de 2005 para proteção alimentar e o ensino da agricultura como economia doméstica.

Pioneiro, nosso modelo se tornou exemplo para o Brasil todo e isso é motivo de muita satisfação. Assim, a gestão está determinada a fortalecer nosso ensino e conscientizar nossos estudantes sobre a importância do meio ambiente e da segurança alimentar.

Varias unidades municipais aderiram ao modelo na grade curricular e a Secretaria acredita que muitas outras irão participar.

As parcerias fortalecem iniciativas agrícolas sustentáveis. A Embrapa é uma delas e favorece o ensino quando promove o contato de nossas crianças e adolescentes com animais, plantas, substâncias e outros seres presentes no meio ambiente.

Essa proximidade com a natureza, forma cidadãos mais responsáveis e atentos às necessidades do planeta e isso refletirá no cuidado com nossa cidade.

CONHECIMENTO – O vice-prefeito e gestor da pasta, Lima Vendedor, tem se esforçado para resgatar atividades que estimulem o sentimento de pertencimento e alimente o espírito de competição saudável entre os estudantes.

O Soletrando faz parte dessas atividades, em que 51 estudantes disputaram o pódio e foram reconhecidos com premiações.

A segunda edição das Olimpíadas do Conhecimento demonstra a maturidade da pasta para identificar os talentos dos 6º ao 9º anos de nossa cidade. Isso porque o Governo Aleandro tem seguido o mesmo caminho goiano de aumentar os índices positivos da Educação em nosso estado.

No Programa Alfa Mais, por exemplo, a Educação assimila o modelo utilizado pelas escolas de Sobral, no estado do Ceará, considerado o melhor ensino do país, pelo qual orienta, acolhe e estimula o aprendizado de modo lúdico e desafiador.

Para garantir um resultado duradouro, a Prefeitura tornou permanente essa política e seus benefícios serão visto em qualquer Governo no futuro.

O objetivo é enriquecer o conhecimento produzido em nossa cidade, reconhecer e preservar nossos talentos para o crescimento local, por meio de oportunidades.

SAÚDE – O trabalho entre secretarias reforça o vínculo da comunidade com os serviços públicos. A Educação faz parceria com a Assistência Social, Cultura, Desenvolvimento, Saúde ou em qualquer espaço que responda às demandas das professoras.

Na Saúde, o projeto Xô Dodói foi às escolas para entregar caderno, quebra-cabeça, máscara, certificado de vacinação e uma cartela de adesivo com os personagens da campanha pela proteção de nossas crianças e pelo incentivo às famílias para manter a caderneta de vacinação atualizada.

Com a Semana Nacional de Saúde Bucal, sancionada pelo Prefeito Aleandro, a Secretaria de Educação promoveu o atendimento odontológico de crianças e adolescentes, enquanto atualizava os kits com materiais escolares e uniformes.