RETROSPECTIVA 2022: Novembro

Em novembro, a Prefeitura Municipal reforçou as campanhas de conscientização. O Novembro Azul permitiu abordar novamente sobre o cuidado que o público masculino precisa ter com a saúde pessoal e, assim, evitar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Para a gestão atual, essas campanhas não devem ser limitadas ao mês que acompanham seus nomes e, por isso, a Saúde promoveu uma caminhada para conscientizar a população sobre o câncer de mama, do Outubro Rosa, e câncer de próstata, do Novembro Azul.

Outra campanha seguida pela pasta é o Xô Dodói, pela qual busca atualizar a caderneta de vacina e evitar o retorno de males já erradicados em nosso país, como a poliomielite.

Para isso, a Saúde fez uma parceria com a Educação e entregou kits com materiais pedagógicos em salas de aulas e, agora, as crianças podem lembrar a importância das vacinas aos seus pais.

Nesse mês, as escolas foram palco para as Olimpíadas do Conhecimento, projeto para a valorização do aprendizado e reconhecimento dos esforços daqueles que serão o futuro da cidade. A finalização ocorreu juntamente com o concurso Soletrando, com premiados e certificados.

Conhecer bem nosso idioma é fundamental e, nesse mês, foi colocado à prova, demonstrando preparo e maturidade de nossos estudantes para lidar com questões complexas e atuais. Assim, as redações para a Consciência Negra proposta pela Cultura em parceria com a Educação premiou as cinco melhores histórias com bicicletas.

A SEDEST reforçou seu compromisso com a proteção do público infantil e realizou a Primeira Conferência pelos Direitos das Crianças e Adolescentes e, em novembro, recebeu mais um veículo para o atendimento da população.

Outro ponto importante que não podemos deixar de lembrar é que o CRAS e Serviço de Convivência inauguraram uma nova sede, no bairro Parque XII, centralizando suas ações e tornando o espaço mais acessível à população.