Saúde anuncia investimentos previstos para a pasta

o secretário anunciou inúmeras ações de renovação do setor para o ano de 2023

Nesta quinta-feira (02), o secretário de Saúde Alessandro Viana realizou um encontro aberto à comunidade, no auditório da Escola do Futuro, para apresentar a programação da pasta para o desenvolvimento do setor. São reformas de unidades em todos os níveis, implantação de programas para atender públicos em todas as faixas etárias, gênero ou situação socioeconômica.

Segundo Alessandro, os recursos obtidos junto aos poderes estadual e federal poderão gerar transformações significativas e inéditas para a cidade. São investimentos destinados à infraestrutura e manutenção dos prédios da pasta, assim como aquisição de ferramentas, equipamentos ou veículos. Estão previstos o repasse de mais de 9 milhões de reais, segundo estimativas da pasta.

Muito desses investimentos foram possíveis por meio do diálogo e articulação. Ou seja, a condução responsável da gestão atual, permite a abertura de investimentos, tanto por organizações públicas quanto privadas. Assim, o prefeito Aleandro Caldato permanece comprometido com a busca de recurso e parcerias favoráveis a Saúde. “Me sinto honrado em anunciar investimentos que não são promessas, mas fruto de eficiência, planejamento e parceria”, acrescentou.

A Solenidade contou com a presença do deputado estadual eleito por SAD, André do Premium, empossado nesta quarta-feira (01), em Goiânia. De volta ao município, o deputado destacou o papel do governo estadual nas melhorias locais e parabenizou a gestão atual pela busca de recursos e pela preocupação com o povo.

André do Premium ainda anunciou o investimento de 3,3 milhões de reais para o município para serem aplicado neste ano. Ou seja, a cidade está cada vez mais preparada para novas perspectivas, desafios e oportunidades.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito e secretário de Educação Lima Vendedor, presidente da Câmara Municipal, Vandilson Felipe, presidente do Conselho de Saúde, Dr. Jose Lopes, a secretária de Administração e Planejamento, Carol Péres e os vereadores Margarete Matos, José Filho, Ana Paixão, Elidiano, José Nilson, Lucimar Braga, Davi Dantas, Paulo da Santa Rosa, Iago Enrique, Wagner da Cúpido, Sebastião Enfermeiro.

INVESTIMENTOS – Segundo o secretário da pasta, serão investidos recurso para a reforma e ampliação da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) 01, da Beira Rio, assim como está previsto a mesma ação para as ESF 15 e 16, localizadas na Pontezinha e Serra Dourada, respectivamente. Nestes últimos, Aleandro Caldato e Alessandro Viana reforçam o cuidado com os moradores de zonas mais afastadas do Centro que, em breve, não precisarão mais se deslocar para atendimentos básicos e primários.

As Unidades Básicas de Saúde seguem no mesmo caminho. Segundo os gestores, há investimentos previstos para reformas nas UBS Centro, Vila Betel e ainda a reativação da UBS Beatriz I.

Nos últimos anos, o executivo fortaleceu essas unidades com equipamentos e conseguiu gerenciar campanhas fundamentais para o atendimento da população. Inclusive, em 2021, foi inaugurada a UBS Morada Nobre em mais uma extensão dessa preocupação com a Saúde em Santo Antônio do Descoberto.

Fechando os investimentos em infraestrutura da atenção básica, o Centro de Especialidade Odontológicas será reformado e receberá novos equipamentos para o atendimento da população. Com isso, a gestão quer fortalecer os serviços oferecidos e aumentar o orgulho dos santo-antonienses.

RECONSTRUÇÃO – É impossível mencionar a gestão atual sem pensar as mudanças na Saúde municipal. O prefeito Aleandro Caldato assumiu a Prefeitura Municipal num período muito delicado para o país todo, pois a pandemia deixou muitas complicações no âmbito hospitalar, nas famílias e muitos outros setores de nossa sociedade.

O prefeito e o secretário de Saúde (SMS), Alessandro Viana, não se intimidaram por esse cenário e assumiram a pasta de forma técnica, acolhedora e responsável. Assim, as autoridades se debruçaram sobre a revisão de projetos, programas e manutenções necessárias para o funcionamento dos serviços oferecidos.

Logo no início da gestão, no ano de 2021, o prefeito fez questão de dialogar com todos os funcionários da pasta para incentivar a construção de uma nova cultura no setor, com mais empatia e acolhimento da comunidade.

CAMPANHAS – Como expressamos acima, a Prefeitura Municipal superou muitos desafios e contou com o apoio da comunidade. Essas pessoas fizeram o uso adequado dos serviços e colaboraram com o compartilhamento de informações que ajudam muitas outras famílias.

As campanhas de vacinação são destaques quando exemplificamos esses processos, seguida por campanhas de conscientização e prevenção de carcinomas diversos, sendo o Outubro Rosa e Novembro Azul os mais emblemáticos deste campo. Em todas elas, a participação da população foi inquestionável.

A pasta ainda realizou ações de atendimentos itinerários, pelos quais a Saúde buscou apoio tanto da Educação quanto da Assistência Social para alcançar comunidade de todo o município, assim como equipou agentes de saúde comunitária e de combate a endemias para garantir a qualidade nos serviços entregues.

Segundo a secretaria, os agentes mencionados receberão qualificação, sobretudo, para captar dados mais consistentes sobre a população e fortalecer a informatização do setor. Outras novidades serão feitas por meio de programas como o Saúde nas Escolas, Saúde na Hora e ImunizaSAD. Podemos ver uma fala do secretário sobre as expectativas que podemos ter com esses programas.

COMPLEXOS HOSPITALARES – A unidade hospitalar municipal passou por inúmeras dificuldades nos últimos anos. Sabendo disso, o prefeito Aleandro e o secretário Alessandro, assim como autoridades da Câmara Municipal, têm buscado parcerias e recursos para melhorar o espaço.

Neste sentido, o secretário anunciou investimentos para reformar a infraestrutura do HMSAD e para a aquisição de novos equipamentos. Ainda está previsto a chegada de mais uma ambulância para agilizar o socorro à população.

Conforme explica o secretário, esse passo será o maior desde o início da gestão, mas não é o único. Pra chegar nessa fase, os gestores tiveram que realizar inúmeras reuniões, avaliar projeto, buscar apoio com os governos, estadual e federal, e estabelecer um planejamento mais próximo de nossa realidade e necessidades.

Ao longo dessa gestão, o hospital foi fortalecido com equipamentos, medicamentos e máquinas para análise laboratorial. A pasta recebeu uma van para o transporte de pacientes e da população que necessitem fazer procedimentos médicos fora do município.

As transformações também serão direcionadas para o Centro Especializado de Reabilitação (CER), localizado no bairro Parque XII. O espaço receberá reforma, ampliação e aquisição de equipamentos favoráveis nas práticas de recuperação funcional dos movimentos do corpo.

O SAMU também receberá um novo veículo e os funcionários terão seus equipamentos renovados para atendimento urgente da população.