Abertura da campanha “Agosto Lilás” acontece em Santo Antônio do Descoberto

Foto: Denner Nunes

O evento visa criar ações durante o mês de agosto para auxiliar no combate a violência contra as mulheres

Nesta quarta-feira (2), aconteceu em Santo Antônio do Descoberto, a abertura dos eventos do mês de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, anunciando a campanha do agosto Lilás. O evento ocorreu na Escola do Futuro Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, com o tema “Pelo fim da violência contra a mulher” e foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST).

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades locais, como o Prefeito Aleandro Caldato, o Secretário de Assistência Social e Transferência de Renda, Alexandre de Jesus, a Coordenadora do CRAS, Suzilene Monteiro, a Coordenadora do CREAS, Pamela Barbosa, a Diretora da Mulher, Mithiane Brito, o Presidente do Conselho Tutelar, Roberto Lira, o Diretor do CADÚNICO, Anderson Duarte, o Delegado da Polícia Civil, Adriano Carneiro, o Cabo Clécio Rodrigo, além dos vereadores Elidiano Dandin, Vandilson Felipe, Neném da Civil e Margarete Matos. A representante do Deputado André do Premium também esteve presente.

O principal objetivo da campanha Agosto Lilás é alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando denúncias de agressão e promovendo a conscientização entre a população em geral. Para isso, o município oferece uma série de ações de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, incluindo palestras de conscientização, rodas de conversa, apoio psicológico e cursos profissionalizantes. Tudo isso por meio da rede de proteção do CRAS, CREAS, CADÚNICO e a Diretoria da Mulher.

A psicóloga Amanda Lima, representante do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), enfatizou a importância de fortalecer a campanha nacional contra a violência doméstica no município. A profissional destacou que poucas pessoas têm conhecimento sobre a campanha, tornando necessário o envolvimento de toda a comunidade para divulgar o projeto e combater a violência no âmbito doméstico. “A gente precisa envolver toda a comunidade para estar conhecendo o nosso projeto, a nossa campanha, para que outras mulheres parem de sofrer violência doméstica dentro de suas casas. Elas precisam conhecer os canais de denúncia e ter uma rede de apoio. É essencial que nós consigamos divulgar melhor essa campanha, para que todos possam participar”, ressaltou a psicóloga.

Durante a abertura, foi realizada uma palestra sobre o tema do agosto Lilás, abordando questões essenciais para conscientização e engajamento em prol dessa causa relevante. Além disso, as participantes tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica interativa para fortalecer a união na busca por um futuro mais seguro e respeitoso para todas as mulheres.

Segundo o Prefeito Aleandro Caldato, a gestão está comprometida em oferecer um atendimento especializado às mulheres vítimas de violência e destacou a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Santo Antônio, que fornecerá suporte psicológico, assistência jurídica e outras necessidades para as mulheres em situação de violência.

A campanha Agosto Lilás é uma oportunidade de reflexão e ação para construir uma sociedade mais igualitária e livre de violência, que visa reforçar o compromisso de toda a rede de proteção do município e garantir os direitos e a segurança das mulheres.