Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Santo Antônio

Foto: Denner Nunes

O objetivo é priorizar a humanização, o respeito e garantir o direito irrestrito à saúde das pessoas

Nesta segunda-feira (21), em Santo Antônio do Descoberto, deu-se início à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023. O evento de inauguração foi promovido pela Prefeitura Municipal, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e a Equipe Multiprofissional.

O evento ocorreu no auditório da Escola do Futuro e foi marcado pela entrega de pastas, dinâmicas, um café da manhã interativo e uma palestra. A consultora de Diversidade e Inclusão, Daniela Louvores, discutiu a Lei do Girassol, enquanto a psicóloga Eloisa Valeria ofereceu sua perspectiva em uma palestra enriquecedora. O evento foi encerrado com uma emocionante mensagem sobre o amor.

Promovida anualmente de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma iniciativa da Federação Nacional das APAES, que visa conscientizar a população sobre a importância da inclusão. Com o tema “Conectar e somar para construir inclusão”, a campanha destaca a necessidade de unir esforços para criar uma sociedade mais inclusiva e conectada, aproveitando o poder da comunicação interpessoal e digital para ampliar horizontes e perspectivas.

Através da conexão, as pessoas com deficiência e suas famílias podem adquirir um melhor entendimento de seus direitos e deveres, além de encontrar maneiras acessíveis de se comunicar com a sociedade em geral. Durante a semana, diversas atividades serão realizadas, incluindo palestras em unidades escolares e dinâmicas interativas para promover a interação entre os participantes.

O evento busca ressaltar o papel crucial da equipe multiprofissional e a dedicação da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação em trabalhar em prol da inclusão e da igualdade de oportunidades para todas as pessoas. A conexão entre indivíduos e a soma de esforços são elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais acolhedora e inclusiva, onde cada indivíduo seja valorizado pelo que é e pelo que pode contribuir.

O Centro de Atendimento Especializado também estará participando da iniciativa, oferecendo apoio e orientação às pessoas com deficiência e suas famílias, demonstrando assim o compromisso contínuo em tornar a cidade um lugar onde todos possam prosperar. Durante esta semana significativa, a mensagem é clara: ao nos conectarmos e somarmos nossos esforços, podemos construir uma sociedade mais inclusiva e empática para todos.