Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto realiza evento especial no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Foto: Simaria Dantas

O evento visa desenvolver ações preventivas, educativas e de apoio aos quadros de sofrimento emocional para quem é atendido no CAPS

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um evento especial no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, o “Café Cantante”. O objetivo da iniciativa é proporcionar momentos de cuidado à saúde mental, cultura e bem-estar para aqueles que buscam assistência no centro.

A programação do Café Cantante incluiu uma série de atividades voltadas para o público atendido pelo CAPS. Durante a manhã, os participantes tiveram a oportunidade de receber cortes de cabelo, design de sobrancelhas e maquiagem, graças a uma parceria com o Instituto Mix, Mary Cabelo, Edivania Cabelo e Fabiola Mary Kay.

Esses pequenos gestos de autocuidado foram destacados como tendo um impacto significativo na vida das pessoas, enfatizando a ideia de que pequenos cuidados pessoais podem fazer toda a diferença no bem-estar emocional.

Foto: Simaria Dantas

Além disso, o evento contou com a doação de roupas para os frequentadores do CAPS, demonstrando a solidariedade da comunidade local em apoiar aqueles que buscam tratamento e assistência em saúde mental.

O Café Cantante também trouxe elementos culturais para enriquecer a experiência dos participantes. A Secretaria de Cultura organizou uma programação musical, proporcionando momentos de entretenimento e reflexão. A música foi destacada como uma ferramenta importante para evocar emoções e melhorar a experiência das pessoas no CAPS.

O evento contou com a presença de importantes autoridades municipais, incluindo o Secretário de Educação e Vice-Prefeito Lima Vendedor, o Secretário de Comunicação Everaldo Brandão e o Secretário de Cultura Brenno Rudhini. Cada secretaria desempenhou um papel fundamental na organização e apoio ao Café Cantante, com a Secretaria de Educação responsável pela decoração e pelo café da manhã.

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é uma instituição de saúde mental que oferece cuidados e tratamento para pessoas com transtornos mentais. Durante o evento, também foi destacada a importância de fornecer suporte e paciência às pessoas que buscam assistência no CAPS.

Embora algumas informações na conversa tenham ficado sem conclusão, o Café Cantante reflete uma abordagem holística para o tratamento e o apoio oferecido no CAPS, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados pessoais, atividades sociais e parcerias institucionais. A música, as palestras e a solidariedade da comunidade desempenharam papéis cruciais nesse evento dedicado à saúde mental.