Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto Promove a última etapa do projeto Educando com a Horta Escolar

Foto: Denner Nunes

A prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (SME), realizou no último dia 22 de novembro, a terceira e última etapa do Projeto Educando com a Horta Escolar. O evento ocorreu na Escola do Futuro e reuniu 29 unidades escolares, que apresentaram amostras dos stands com as hortas criadas pelos alunos, sob a orientação dedicada dos professores e coordenadores.

O Projeto, que faz parte de uma Lei Municipal, destaca-se por promover a alimentação saudável nas escolas, incentivando o cultivo de legumes, verduras e alimentos naturais. As escolas participantes foram avaliadas pela (SME), com a premiação programada para o dia 15 de dezembro.

Durante o evento, os stands não apenas exibiram as hortas, mas também ofereceram uma degustação de doces, tortas, bolos e sucos naturais, preparados pelos próprios alunos. Além disso, os estudantes surpreenderam o público com apresentações de música, dança e poesia, mostrando seus talentos além dos canteiros.

A diretora pedagógica, Nair Flores, enfatizou a importância do projeto, destacando o apoio essencial do poder público. Ela expressou gratidão a cada diretor e escola pela dedicação aos estudantes.

O prefeito Aleandro Caldato, ressaltou a força do trabalho, enfatizando o amor envolvido em cada detalhe. O prefeito ainda elogiou o projeto como exemplo para o estado, valorizando não apenas a produção de alimentos, mas também a disciplina e o esforço que conduzem ao sucesso.

O Projeto Horta Escolar não se limita às amostras de stands. A Prefeitura Municipal, por meio da SME, promoveu o projeto em diversas escolas, proporcionando aos estudantes aprendizados sobre hortaliças, cuidado com a horta e participação em dinâmicas divertidas.

O destaque do projeto é notável, atraindo inclusive a atenção de representantes da FAO e das Nações Unidas, que no decorrer do projeto vieram aprender as práticas inovadoras na promoção da alimentação saudável.

O Secretário de Educação e Vice-Prefeito Lima Vendendor, comentou que “o Governo Aleandro, junto a Secretaria de Educação, reafirmam seu compromisso com o futuro dos jovens do município, transformando a educação por meio de práticas inovadoras e educativas como o Projeto Educando com a Horta Escolar”.

O caráter interdisciplinar do Projeto Educando com a Horta Escolar é evidente, promovendo não apenas o cultivo, mas também a formação continuada para professores, coordenadores e merendeiras, com um concurso prático. A coordenação está a cargo das professoras Eliete Cruz e Sirléia Cruz.