Galeria de águas pluviais começa a ser restaurada

A previsão de término do reparo é de 15 dias

Reparar erros de décadas está sendo um dos maiores desafios das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos (SIOSP), que iniciou esta semana a reconstrução da galeria de águas pluviais, localizada na quadra 106 do bairro Parque Estrela Dalva XII.

O relato do engenheiro que hoje acompanha as obras ressalta que “as prováveis causas que contribuíram para a ocorrência de desabamento da galeria”, seriam, “possíveis desconsiderações de esforços na parede da galeria, método construtivo inadequado e descumprimento das boas práticas da engenharia”.

Segundo a secretária o reparo agora está sendo realizado com a técnica de reforço estrutural, que consiste em construir uma estrutura de suporte de forma a reforçar a existente, dando estabilidade ao conjunto estrutural.

O relato da engenheira destaca ainda que a reconstrução e reforço nas obras construídas em outras gestões estão tornando parte da rotina do governo atual “nos dedicamos diariamente para solucionar intercorrências provocadas pelas obras existentes, dessa forma compromete o avanço de obras novas”.

A previsão de término do reparo é de 15 dias, lembrando que esta é uma das principais galerias que recebe águas pluviais no Parque XI e Parque XII.