Em agosto tem campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Santo Antônio do Descoberto

Embora Goiás não registre casos de Sarampo e de poliomielite, secretária de saúde alerta para necessidade de prevenção das doenças, por meio da vacinação

Por Kleber Karpov e Ronaldo Santos

De 6 a 31 de agosto, com o dia “D” no dia 18, a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto participa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo, para crianças de 1 ano, a menores de 5 anos de idade, inclusive, as que já receberam as vacinas anteriormente.

Durante esse período, os 18 (dezoito) postos de saúde, das áreas centrais e também das zonas rurais devem oferecer as doses de vacinas gratuitamente. Para atenderem a meta de se vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

Sarampo

Nesse ano, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), no país, houve o registro de 822 casos de sarampo, dados de 17 de julho. Além dos estados do Amazonas e de Roraima, os mais afetados, há ainda registros de casos isolados da doença em outros cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e Pará.

Poliomielite

O país registrou o último caso de Poliomielite em 1989, ou seja, 28 anos, sem registro a doença. Porém, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), algumas cidades brasileiras estão abaixo da cobertura vacinal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Prevenção

Embora não haja surto no estado de Goiás, a secretária municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto, Antônia Eliane Oliveira explica a necessidade de imunização das crianças, de modo a garantir a prevenção da doença.

“Boa parte da população economicamente ativa de Santo Antônio do Descoberto trabalha em Brasília que recebe pessoas de várias partes do país. Então, nós estamos atuando preventivamente e preparando toda nossa estrutura para atender a população santo-antoniense. Queremos ver nossas crianças imunizadas e saudáveis, mas para isso, cada pai ou mãe deve colaborar levando seu filho no Postos de Saúde”, disse.