Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto promove manhã de saúde e bem-estar

Foto: Denner Nunes

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), realizou mais uma etapa do Projeto “Ser Ativo”, proporcionando à comunidade um café da manhã animado e diversas atividades especiais. O evento ocorreu na quadra coberta ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São Luís 01.

Durante a iniciativa, foram oferecidos serviços como exames laboratoriais e consultas com a nutricionista Carol Nascimento. Além disso, destacaram-se palestras sobre Saúde Mental, conduzidas pela psicóloga Shirley Ananda, abordando o tema do Janeiro Branco, e pelo Dr. Hélio, discutindo a Hanseníase em relação ao Janeiro Roxo.

Em seu pronunciamento, o Secretário de Saúde, Alessandro Viana, ressaltou a relevância da atividade para a saúde da comunidade e anunciou a ampliação da oferta de exames no município, visando fortalecer o diagnóstico médico.

A psicóloga Shirley Ananda, por sua vez, chamou a atenção para a importância de identificar sinais de vulnerabilidade mental, incentivando os participantes a buscar ajuda preventiva. Ela se colocou à disposição no posto 4 para oferecer apoio emocional, destacando a importância de superar qualquer hesitação ou preconceito ao buscar assistência.

O educador físico Marcos Almeida encerrou o evento com atividades físicas, proporcionando momentos de integração e bem-estar para os participantes. A presença de autoridades como o Secretário de Saúde, Alessandro Viana, o Secretário de Esporte, Edivaldo Tubarão, e o vereador Elidiano Dandin, líder do governo, evidenciou a importância institucional da ação.

A coordenação da atividade esteve sob responsabilidade da equipe da UBS 04, liderada pela enfermeira Fernanda Angélica, com o apoio técnico e colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da unidade, além do suporte da enfermeira Simone Lima.

A ação do Projeto “Ser Ativo” reflete o compromisso da Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto em promover a saúde integral da população, abordando diferentes aspectos do bem-estar físico e mental.