Prefeitura resgata desfile de comemoração do Dia da Independência em Santo Antônio do Descoberto

Desfile deve entrar no calendário oficial das escolas do município

Por Kleber Luiz

Em comemoração aos 196 anos da Independência da República, na manhã de quarta-feira (5), os alunos das escolas municipais de Santo Antônio do Descoberto (SAD) participaram do resgate do Desfile Cívico das Unidades Escolares. Mesmo com poucos recursos, prefeito Adolpho Von Lohrman solicitou à Secretaria Municipal de Educação (SME), a realização do ato cívico, com objetivo de estimular a valorização da Pátria, por parte dos estudantes das escolas públicas.

Estudantes de escolas municipais no término do Desfile Cívico

Ao todo, cerca de 1.500 estudantes se concentraram na Praça da Igrejinha, após a execução dos hinos do Município, da Independência e Nacional, esse último, executado pela banda da Polícia Militar de Goiás (PM-GO). Durante o desfile, os estudantes seguiram em marcha pela Avenida Goiás, passaram pela Câmara de Vereadores e terminaram na Praça da Igreja Matriz.

Além dos alunos das escolas municipais, também participaram do Desfile Cívico, estudantes de escolas estaduais, a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a Escola Cívica Brasileira (ECB), Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Grupo de Escoteiros da Cidade Eclética e Guarda Mirim da Escola Militar.

Resgate

A assessora técnica da SME, Maria Iolanda da Silva Oliveira, ao término do evento, ressaltou a importância do ato cívico e agradeceu a participação efetiva dos alunos. “Acredito que atingiu a finalidade resgate cultural do patriotismo e do civismo. Parabenizo a todos os estudantes que, com a sua presença contribuíram de forma significativa. O evento foi uma realização de sucesso.”, disse Iolanda.

Praça da Igreja da Matriz ficou tomada por estudantes, militares e demais participantes de desfile cívico

O diretor de Políticas e Eventos Culturais, Gillie Magnum, responsável por treinar dos estudantes, em parceria ao servidor da vigilância Florestal e músico, Hélio Fontenele, cedido pela  Secretaria de Meio Ambiente, lembrou o entusiasmo e dedicação dos estudantes. “Esse interesse cívico é algo que não existe mais nas escolas e estamos fazendo esse trabalho de resgate e percebendo o entusiasmo dos alunos dentro das escolas.”, disse Gillie Magnum.

O prefeito Adolpho Von Lohrman também destacou a importância da realização do desfile em comemoração do Dia da Independência. “O país precisa resgatar dos valores cívicos, os valores dos símbolos nacionais e o amor à Pátria e o desfile tem esse papel pedagógico.”, disse Adolpho.

Multidão acompanha Desfile Cívico

Ao longo do percurso, foi possível constatar olhares curiosos de pessoas que pararam para ver o desfile passar. Esse é o caso do aposentado, senhor José Antônio dos Santos, 62 anos que acompanhou a movimentação, desde a Praça da Igrejinha, local de concentração dos alunos, militares e demais participantes do ato cívico. Senhor José Antônio, além de elogiar o desfile, parabenizou o prefeito.

“Tinha muito tempo que não tinha desfile aqui. Estava muito bonito, a polícia, os meninos também, faz tempo que não tinha e é bom ter o desfile, é bom pra cidade, deixa a gente mais feliz né? O prefeito tá de parabéns.”, disse o idoso.

Calendário oficial

Ainda segundo o prefeito Adolpho, o município pretende colocar o Desfile Cívico e ainda a Colônia de Férias, no calendário oficial, resolução essa, que deve entrar na pauta do Conselho Municipal de Educação.

Prefeito resgata desfile de estudantes para comemoração do Dia da Independência em Santo Antônio do Descoberto