Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Descoberto faz campanha contra Hepatite

Além de testagens das hepatites B e C, Centro de Testagem distribuiu preservativos além de orientar moradores sobre contágio, diagnóstico e tratamento da doença

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio do Descoberto, examinou cerca de 50 pessoas, em campanha contra as hepatites dos tipos B e C, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Na ocasião, os usuários do Sistema Único de Saúde ouviram orientações da infectologista do CTA, Sônia Geraldes.

A secretária Municipal de Saúde, Antônia Eliane, explicou que as hepatites que no Brasil são mais comuns as dos tipos, A, B e C, mas, também existem as variações tipo D e E, mais comuns na África e na Ásia. Ainda de acordo com a secretária, as doenças são caracterizadas por inflamação no fígado, problema grave de saúde pública no país.

“A hepatite pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, e também por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.”, disse ao explicar que se tratam de doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. “Mas os mais comuns podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.”, explicou.

Ainda de acordo com a secretária, “É importante diagnosticar o quanto antes pois são doenças que podem se tornar crônicas e causar danos graves ao fígado, como a cirrose e o câncer.”, disse.

Prevenção

De acordo com a coordenadora do CTA, Jacilene Ângelo, além da testagem de Hepatite B e C, também “houve a distribuição de preservativos, orientações quanto a forma de transmissão das Hepatites, período de incubação, e os  tratamentos de cada uma das doenças”.

Confira imagens no Flicker

Secretaria de Saúde de Santo Antônio do Descoberto faz campanha contra hepatite