Prefeitura de Santo Antônio do Descoberto reformula Plano Municipal de Educação em busca de melhorias

Foto: Secretaria de Saúde

O objetivo é adaptar o plano às necessidades específicas do município

Na última semana, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, sob a gestão do prefeito Aleandro Caldato, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação (SME), deu um importante passo em direção à melhoria da educação no município ao participar do dia “D” do Plano Municipal de Educação (PME).

O Plano Municipal de Educação é avaliado e monitorado pelo Departamento do PME e Formação continuada. O plano é a materialização das 20 Metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com a particularidade de ser adaptado às necessidades específicas de cada município. Este plano, que abrange um período de 10 anos, de 2014 a 2024, visa aprimorar a qualidade da educação em todos os níveis. Ao término desse ciclo, as metas são revistas e reformuladas para o próximo decênio, que vai de 2024 a 2034.

Santo Antônio avança na chamada pública, onde uma média de 500 servidores e munícipes participaram da reformulação por meio do relatório do Google Forms. De acordo com a coordenadora geral do Plano Municipal de Educação, Vasti Ribeiro, explicou que a necessidade de reformulação do PME em Santo Antônio do Descoberto se baseia em três principais motivos.

“Primeiramente, a atualização a cada decênio é uma prática estabelecida para acompanhar a evolução da educação. Em segundo lugar, a reformulação é uma exigência da CONAE (Conferência Nacional de Educação). Por fim, é fundamental adequar as Metas do PNE Nacional à realidade e às necessidades específicas do município”, destacou a coordenadora.

A reformulação do plano teve como objetivo central a realização de uma consulta pública no Sistema Municipal de Educação. Isso permitiu a participação ativa da comunidade escolar, incluindo professores, pais, gestores, coordenadores e outros profissionais da educação. Essa abordagem democrática garantiu que as metas do novo PME refletissem as aspirações e necessidades da comunidade local.

Ainda segundo a Coordenadora Geral, entre as mudanças mais significativas implementadas no novo plano em comparação com o anterior, destacam-se três aspectos essenciais. Primeiramente, deu-se voz à comunidade, tornando o processo mais inclusivo e participativo. Em segundo lugar, houve um compromisso maior com a melhoria da infraestrutura das escolas e a valorização dos profissionais da educação. Por fim, a elaboração de políticas públicas educacionais mais abrangentes visa promover um ambiente de aprendizado mais eficaz.

O alinhamento do novo plano com metas de longo prazo para a melhoria da educação municipal será garantido pela aprovação no CONAE (Conselho Nacional de Educação) em 2024. Segundo a Secretaria de Educação, essas metas serão então integradas ao Novo PNE Nacional, orientando as decisões tomadas pela governabilidade do município em sintonia com o Sistema de Educação Municipal. As melhorias serão implementadas conforme as estratégias estabelecidas, visando a um futuro mais promissor para a educação em Santo Antônio do Descoberto.