Prefeitura de Santo Antônio promove curso de processamento de jabuticaba

sad jabuticaba
Foto: SECOM

O curso será realizado para os moradores da Comunidade Rural de Pontezinha, que conta com uma vasta produção de jabuticaba que não é aproveitada como fonte de renda.

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Descoberto, por meio do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), promoveu o curso de processamento de jabuticaba, realizado entre os dias 18 e 20 de julho, das 8h às 17h, na Comunidade Rural de Pontezinha (CORPO), BR-060 km 11. O curso teve como objetivo capacitar os participantes nas técnicas de processamento da fruta, fornecendo conhecimentos e habilidades específicas.

Atualmente, a comunidade conta com uma produção de jabuticaba em uma extensão de aproximadamente de 3000 pés que não são aproveitados de nenhuma forma como retorno financeiro. Agora, por meio da capacitação, as famílias da região podem utilizar o fruto como fonte de renda.

Com o conhecimento adquirido no curso, os participantes poderão produzir geleias, doces e compotas, o que representa uma oportunidade de aproveitar melhor as frutas que muitas vezes se perdem durante a safra.

Embora inicialmente o curso seja oferecido na Comunidade de Pontezinha, a Prefeitura planeja futuramente levar esse tipo de capacitação para outros bairros da cidade, visando expandir o conhecimento sobre o cultivo sustentável de jabuticaba e suprir o desenvolvimento econômico em diferentes regiões do município.

As aulas serão ministradas pela instrutora Alenir Batista de Souza, assistente social e analista de desenvolvimento rural, que possui experiência na área. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de colheita, seleção, armazenamento, produção de alimentos e fabricação de produtos derivados da jabuticaba.