Produtores de bovinos e equinos de Santo Antônio do Descoberto recebem Projeto de Clínicas e Cirurgias veterinária

Publicação: 28/08/2018 às 16h54 – Atualização: 11/09/2018 às 14h42

Parceria com município deve disponibilizar acompanhamento e acesso a procedimentos cirúrgicos em animais de grande porte, durante período de um ano. Inscrições vão até 30 de setembro

Por Kleber Karpov

Uma parceria em fase de implementação entre a prefeitura de Santo Antônio do Descoberto e o Centro Universitário Icesp, deve levar, por meio do Projeto de Extensão de Clínica e Cirurgia em Grandes Animais, aos produtores de bovinos, equinos e pequenos ruminantes do município. A iniciativa ocorre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap) e as inscrições podem ser realizadas até 30 de setembro.

Sob coordenação do professor Vitor Dalmazo Melotti, Médico Veterinário e Mestre em Saúde Animal pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Sedap, o projeto deve levar aos produtores, o acesso gratuito, mediante diagnóstico prévio, a procedimentos clínicos e cirúrgicos: castração, casqueamento, descorna, também conhecida por mochação e, também, de rufião – procedimento de desvio do órgão genital dos machos para impedir a fecundação das fêmeas.

De, acordo com o secretário da Sedap, Eduardo Schulter, o Projeto tem duração de um ano, inicialmente, com visitas mensais aos produtores inscritos. Ainda segundo Schulter, os procedimentos devem ser realizados pelos alunos de 9º período de graduação em medicina veterinária, sob orientação de professor Vitor, coordenador do Projeto de Extensão de Clínica e Cirurgia em Grandes Animais.

“Esse é um projeto que abre a oportunidade aos estudantes de medicina veterinária de terem acesso a aulas práticas com animais de grande porte, que beneficia sobretudo, os produtores de equinos e ruminantes do município de Santo Antônio do Descoberto que vão receber acompanhamento por um ano, além de terem acesso a vários procedimentos gratuitamente.”, explicou Schulter.

Inscrições

De acordo com o secretário de Agricultura, os produtores de bovinos, equinos e ruminantes, interessados em participar do Projeto de Extensão de Clínicas e Cirurgias, devem procurar a equipe da Sedap, ou fazer o preenchimento da ficha de inscrição on-line, por meio do endereço: https://goo.gl/forms/rrfQ20P44LYqHYM62

Informações

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pesca (Sedap), por um dos meio abaixo:
Telefone: (61) 9.9603-5531
Email: secretariadedesenvolvimento@santoantoniododescoberto.go.gov.br